A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) recebe nos próximos dias 23 e 24 o congresso internacional “Transformar o Capitalismo com Utopias Reais: Em torno do legado de Erik Olin Wright”. O evento, promovido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), servirá de homenagem ao sociólogo neomarxista norte-americano Erik Olin Wright, falecido há um ano (a 23 janeiro de 2019).

“Com a participação de destacados/as sociólogos/as que lidaram com Erik Olin Wright ou com as múltiplas temáticas que tratou, este congresso organiza-se a partir de três grandes eixos teóricos que estruturaram a obra do autor ao longo do seu percurso académico: análise de classes, crítica do capitalismo e utopias reais”, explica o membro da comissão organizadora Elísio Estanque, professor da FEUC e investigador do CES-UC.

Entre os oradores internacionais, destacam-se as presenças de Fred Block (da Universidade da Califórnia em Davis, EUA), na sessão “Desafiar o capitalismo: que lutas de classes”, e de Gay Seidman (da Universidade de Madison-Wisconsin), em “Para além do género e lutas contra a desigualdade” – ambas na quinta-feira. Já na sexta-feira o congresso terá a participação de Boaventura Sousa Santos, diretor emérito do CES-UC e professor catedrático jubilado da FEUC, na sessão “Utopias reais e desafios à emancipação”.

A sessão de abertura do congresso internacional “Transformar o Capitalismo com Utopias Reais: Em torno do legado de Erik Olin Wright” decorre quinta-feira, às 10h00.

Se não quer perder a oportunidade de estar presente neste evento, o Five Senses Hostel é o sítio ideal para ter uma noite tranquila e confortável na cidade de #Coimbra!

 

Fonte: Notícias UC