Sentir Coimbra

“Coimbra tem mais encanto na hora da despedida”. Um dos mais emblemáticos temas do fado de Coimbra, a Balada do VI Ano Médico de 1958, de Fernando Machado Soares. Durante a sua estadia em Coimbra, garantimos que vai despertar em si este sentimento.

Roteiro imperdível

De passagem por Coimbra, estes são pontos que não pode deixar de conhecer!

Muito próximo do Five Senses Hostel encontra-se o centro histórico da cidade. Pode iniciar o seu passeio até à baixa percorrendo a Rua da Sofia até encontrar o lindo Mosteiro de Santa Cruz fundado em 1131 pela Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Aproveite para visitar o mosteiro onde poderá encontrar os túmulos dos dois primeiros reis portugueses ou conhecer melhor a história de Santo António de Lisboa, também conhecido como Santo António de Pádua.

Logo ao lado, não deixe de apreciar um café no mítico Café de Santa Cruz. A sua esplanada virada para a baixa é um clássico da Praça 8 de Maio.

Continuando pela Rua Visconde da Luz em direção à Rua Ferreira Borges, encontrará o Arco da Almedina onde deve subir e visitar a antiga torre e explorar a Alta de Coimbra. Se preferir desfrutar dos jardins da cidade deve seguir em frente, em direção ao rio Mondego. Vai encontrar do maravilhoso Parque Verde!

O Quebra Costas, outro ponto a não perder, é uma subida que requer algum esforço físico mas é uma experiência única pois no alto da escadaria encontrará a magnífica Sé Velha. Na Couraça de Lisboa pode tirar bonitas fotos do rio Mondego.

A Alta de Coimbra é a zona da antiga muralha e detém a principal área universitária da cidade. Aqui encontrará os majestosos edifícios históricos e também as repúblicas de estudantes. Nesta zona não pode perder:

  • Visita à Universidade de Coimbra, uma das mais antigas universidades do mundo. O circuito turístico completo é imperdível e passa também por visitar a Biblioteca Joanina, a Capela de São Miguel ou mesmo subir até à emblemática Torre do Relógio e apreciar a fantástica vista.
  • Museu Nacional Machado de Castro, um dos mais bonitos museus portugueses, detém uma importante coleção de arte
  • Museu da Ciência, com arquitetura do século XVIII, é um local de pedagogia perfeito se estiver acompanhado com crianças
  • Jardim Botânico de Coimbra, com beleza rara, vai sentir a imponente força da natureza
  • Jardim do Penedo da Saudade, verdadeiramente mítico, onde antigos estudantes gravaram poemas de amor sobre a cidade e a universidade.

Estamos à sua espera!

Roteiro slow motion

Com mais tempo, despertará ainda mais os seus sentidos!

Sentir a história e as tradições académicas são os pontos altos de Coimbra: conhecer o fado, degustar os sabores locais nas maravilhosas “tasquinhas” da cidade e em seguida apreciar os famosos doces conventuais.
Se tem mais oportunidades para conhecer a cidade de Coimbra, o Five Senses Hostel dá-lhe excelentes sugestões:

  • Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
  • Convento de São Francisco
  • Portugal dos Pequenitos
  • Casa de Fados
  • Conímbriga
  • Figueira da Foz

Estamos à sua espera!